Confira como foi o mercado em Maio

 No mês de maio, nos Estados Unidos, a maioria dos membros do FED avaliou adequada uma alta de juros em junho desde que a atividade acelere, o mercado de trabalho continue robusto e que a inflação aponte na direção da meta de 2,0%.

 Na Europa, a confiança iniciou o segundo trimestre em queda, levando a um enfraquecimento do crescimento do PIB no período (0,3% no segundo trimestre frente alta de 0,5% no trimestre anterior), principalmente devido às fracas vendas no varejo e à menor produção industrial.

 No Brasil, a ata do Copom reconheceu os avanços no combate à inflação, mas sinalizou que não há espaço para a flexibilização da política monetária no curto prazo – se faz necessário a aprovação das medidas fiscais na tentativa de recuperar a confiança dos agentes.

 Em relação aos valores dos índices no ano, o INPC fechou 0,98% no mês de maio, acumulando 4,60 % em 2016 e o IPCA 0,78 % no mês, acumulando 4,05 % no ano. O  IMA-B 5+ (índice composto pelas NTNBs com prazo superior a 5 anos para o vencimento) apresentou rentabilidade negativa no mês, sendo -0,73 % devido à alta das taxas, porém acumula 17,79% no ano, enquanto o CDI apresentou rentabilidade de 1,11%  em maio e acumula 5,50% em 2016.Já o índice IMA-B (composto pelas NTNBs de todos os prazos) apresentou -0,10 % em maio, acumulando 13,95 % no ano. O IBrX apresentou retorno negativo de -9,14% em maio, após fechar em abril com 7,14%.

 Dentre os planos da FUNEPP, os planos PAP II e PAN apresentaram rentabilidade de 7,6% no acumulado do ano até o mês de maio, o que representa aproximadamente 110% dos seus benchmarks e 129% da mediana de mercado para planos CD. o Plano PAP atingiu até o mês de maio, a rentabilidade 6,64%, igual a 0,97% de seu benchmark e 115% da mediana de mercado para planos CV.