Invista em você!

Faça agora mesmo a sua contribuição voluntária!

A contribuição voluntária é sua forma flexível de escolher QUANDO e QUANTO quer investir!

Ela é uma contribuição extra que você faz na Funepp, por meio de depósito bancário, no tempo que você desejar e no valor que você quiser investir.

PARA QUEM É INDICADA A CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA?

Para o participante que está na ativa, em momento de contribuição na Funepp, que deseja aumentar a sua reserva financeira de forma flexível.

Esse é um processo opcional, sem repique da empresa, que pode trazer grande vantagem no abatimento de cálculo da declaração de IR.

COMO FUNCIONA A DEDUÇÃO DO IR?

Uma despesa dedutível no Imposto de Renda é aquela que pode ser subtraída da base de cálculo do imposto, diminuindo o valor a ser pago ou aumentando a restituição. A Receita Federal estabelece quais despesas podem ser abatidas e os limites para cada uma.

No caso da Funepp, você pode deduzir até 12% da sua renda bruta recebida no ano na declaração do Imposto de Renda – versão completa.

Os 12% estão diretamente relacionados ao valor total que você recebeu no ano (Total de Rendimentos). A sugestão, para alcançar esse benefício de forma completa, é que você faça o cálculo conforme o seu Imposto de Renda do ano passado. Isso levando em consideração que sua vida financeira seguiu um padrão parecido neste ano.

Exemplificando com o seu IR do ano anterior:

No Campo 3 do seu Informe de Rendimentos, olhe a linha 1. Total de Rendimentos e calcule 12% sobre esse valor (destaque na imagem abaixo).

Se o resultado for superior do valor descrito na linha 3. Contribuição a entidades de previdência, você tem oportunidade de usar essa diferença para uma contribuição voluntária.

Para quem recebe bônus:

Vale comentar que o bônus é declarado no Campo 5 (linha 3.Outros) conforme imagem abaixo, por ter uma tributação exclusiva. O valor do bônus não entra na soma do Total de Rendimentos (Campo 3 – acima) e não deve ser somado a ele.

O cálculo da dedução nem sempre é direto, já que ele atua com outras variáveis como deduções em estudos e assistência médica.

Para te apoiar, fizemos um simulador sobre a contribuição voluntária.

SIMULADOR

De qualquer forma, a contribuição voluntária é uma oportunidade de diminuir a mordida do leão e também investir mais na sua previdência!

COMO FAÇO A MINHA CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA?

Basta fazer o depósito do valor desejado de acordo com o seu plano.
Clique aqui para mais informações.

QUANDO POSSO FAZER UMA CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA?

A qualquer momento. Vale lembrar que para garantir dedução na declaração do IR de 2025, você deve contribuir com o valor ainda este ano, até 27/12/2024.

FAÇA AGORA A SUA CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA

Invista o seu TEMPO em você enquanto o seu DINHEIRO é investido no tempo para você!

Acesse aqui mais informações