A sugestão, para alcançar esse benefício de forma completa, é que você faça o cálculo conforme o seu Imposto de Renda do ano passado. Isso levando em consideração que sua vida financeira seguiu um padrão parecido neste ano.
Exemplificando com o seu IR do ano anterior:
No Campo 3 do seu Informe de Rendimentos, olhe a linha 1. Total de Rendimentos e calcule 12% sobre esse valor (destaque na imagem abaixo).
Se o resultado for superior do valor descrito na linha 3. Contribuição a entidades de previdência, você tem oportunidade de usar essa diferença para uma contribuição voluntária.

Para quem recebe bônus:
Vale comentar que o bônus é declarado no Campo 5 (linha 3.Outros) conforme imagem abaixo, por ter uma tributação exclusiva. O valor do bônus não entra na soma do Total de Rendimentos (Campo 3 – acima) e não deve ser somado a ele.

O cálculo da dedução nem sempre é direto, já que ele atua com outras variáveis como deduções em estudos e assistência médica.
Para te apoiar, fizemos um novo simulador de incentivo fiscal.
De qualquer forma, a contribuição voluntária é uma oportunidade de diminuir a mordida do leão e também investir mais na sua previdência!