História

A FUNEPP - Fundação Nestlé de Previdência Privada é uma Fundação de Previdência Complementar sem fins lucrativos, criada em 31 de janeiro de 1985 com a missão de gerir os planos de previdência das empresas do Grupo Nestlé Brasil.

Sua criação teve como objetivo viabilizar a gestão independente do Plano de benefício Básico - criado em 1985 - e hoje apresenta os Planos PAP, PAP II, PAN.

Seu órgão fiscalizador e regulamentador é a PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Fundação

Atualmente a Fundação possui o PAN aberto para novas adesões: PAN- Plano de Aposentadoria Nestlé

Participantes

De acordo com o último resultado consolidado, a FUNEPP conta com mais de 21.000 participantes ativos e cerca de 2.600 assistidos (aposentados).

Patrimônio

Em 2023, o patrimônio da FUNEPP alcançou R$ 3,5 bilhões, o que a coloca na 57º posição no ranking dos investimentos entra os 244 Fundos de Pensão no Brasil¹.

Em caso de dúvidas, contate-nos por meio dos canais de atendimento.

Fale conosco

Missão, Visão e Objetivos

Missão

Promover qualidade de vida aos participantes e sustentabilidade global por meio do fomento, comunicação e administração eficaz dos planos de benefícios da FUNEPP.

Visão

Atuar de forma prospera como um Fundo de Pensão modelo, oferecendo total transparência aos nossos stakeholders através de altos padrões de governança, compliance e excelência no atendimento aos participantes.

Objetivos

Impactar positivamente milhares de vidas garantindo o pagamento dos benefícios adquiridos conforme respectivos planos e regulamentos.

Organograma

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Um importante pilar da Fundação é a governança corporativa.
É por meio dela é que pautamos toda a gestão da Fundação, atuando de acordo com as melhores práticas e às legislações vigentes ao negócio como regulamentações exigidas pelo CNPC - Conselho Nacional de Previdência Complementar e pela PREVIC - Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
Nossa estrutura de governança é composta pelo quadro organizacional abaixo e tem como principal documento o Estatuto Social.

Conselho Deliberativo – é o órgão de máximo poder na Fundação. Tem a função de aprovar ou não as medidas e estratégias que serão adotadas pela Fundação. É composto por executivos da Nestlé que foram indicados pela própria patrocinadora e por representantes dos participantes e aposentados que foram eleitos por meio de votação. 

Conselho Fiscal – é o órgão que atua na gestão econômico-financeira da Fundação. Tem a função de fiscalizar os relatórios de controles internos, analisando os dados de previdência e de investimentos. Também conta com executivos da Nestlé que foram indicados pela própria patrocinadora e por representantes dos participantes e aposentados que foram eleitos por meio de votação. 

Diretoria Executiva – é o órgão de execução administrativa da Fundação. Tem a função de zelar pelo cumprimento das diretrizes e normas legais exigidas pelo Conselho Deliberativo garantindo qualidade e cumprimento das ações dentro dos prazos. É composto por quatro membros, designados e nomeados pelo Conselho Deliberativo.

Comitê de Investimentos – é o órgão que auxilia a Diretoria Executiva no que refere às estratégias de investimentos também acompanhando a performance das carteiras. Tem a função de analisar todas as pautas relativas à carteira de investimentos dos planos.

Conselho deliberativo

Gustavo Chiarini Bastos – Presidente do Conselho Deliberativo
Enrique Rueda Noriega – Membro do Conselho Deliberativo
Rui Pedro Varela Ramos– Membro do Conselho Deliberativo
Odete de Paula Ramos – Membro Representante dos Participantes e Assistidos

Fernando Atalião Grecco – Membro Representante dos Participantes e Assistidos

Comitê de investimentos

Germano Laurentino de Oliveira – Presidente do Comitê de Investimentos

Priscila Melo de Carvalho – Membro do Comitê de Investimentos

Angelo Gasparino Sorratini – Membro do Comitê de Investimentos

Yan Souza Andrade – Membro do Comitê de Investimentos

Diretoria executiva

Fernando Barcellos Du Pin Calmon – Diretor Presidente

Raimundo Cesar Gomes – Diretor Financeiro

Luciene Laurett Rangel – Diretora Administrativa

Richard Porciuncula Coelho Sihman – Diretor de Controle de Investimentos (AETQ)

Conselho fiscal

Reges Alessandro Pigatto – Presidente do Conselho Fiscal

Rafael Martines da Costa – Membro do Conselho Fiscal

Eduardo Borges Teixeira – Membro Representante dos Participantes e Assistidos

Hilton de Lira Travagli – Membro Representante dos Participantes e Assistidos

Código de Conduta e Ética e Manual de Governança

Estatuto

O estatuto é o ato societário máximo que institui a Entidade de Previdência Complementar e define as regras de funcionamento e governança da Sociedade.

Entre as questões principais tratadas pelo Estatuto estão o objeto da sociedade, sua organização, a forma de governança, a constituição e responsabilidade de cada um dos colegiados, além de disciplinar instruções gerais relacionadas com a Sociedade em si.

Baixar estatuto

Legislação

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar atua em todo o território nacional como entidade de fiscalização e supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas referidas entidades.
Confira o site da PREVIC

Patrocinadoras

As patrocinadoras são as empresas que instituem e custeiam, para seus colaboradores, o plano de benefício de caráter previdenciário por intermédio de uma Entidade de Previdência Complementar Fechada (como a FUNEPP).

Nestlé Brasil Ltda
Nestlé Nordeste Alimentos e Bebidas Ltda
CPW Brasil
Fundação Nestlé de Previdência Privada
Chocolates Garoto Ltda
DPA Brasil- Dairy Partners Americas Brasil Ltda
DPA Nordeste- Dairy Partners Américas Nordeste Produtos Alimentícios Ltda
Nestlé Stores Ltda

Demonstrativos

Demonstração atuarial

A Demonstração Atuarial (DA) contém os resultados dos planos de benefícios da FUNEPP, e são uma exigência legal para prestação de contas à PREVIC, tendo em vista a avaliação atuarial do encerramento de cada exercício.

Esse documento tem um embasamento fundamentalmente técnico e é preparado com o apoio de consultoria atuarial independente e aprovado pelos órgãos internos da FUNEPP. Além disso, é importante mencionar que o formato da DA é definido pela PREVIC, sendo o objetivo dessa autarquia a padronização e comparabilidade detalhada entre os planos de benefícios dentro de todo o sistema fechado de previdência complementar.

A apresentação dos resultados do ano fiscal da FUNEPP, em uma linguagem mais amigável, é realizada nos Relatórios Anuais de Informação, cujo objetivo primordial é a prestação de contas e transparência com nossos participantes, com uma forma de apresentação didática.

Nota¹: A partir do encerramento do exercício de 2022, a elaboração de DA para planos com 100% de Contribuição Definida, como o PAN, não é obrigatória.

Visualizar anteriores

Demonstrativos de investimentos

Em atendimento ao Art. 6º da Resolução CNPC nº 32, de 04 de dezembro de 2019, a FUNEPP passa a disponibilizar em ambiente aberto os Demonstrativos de Investimentos pertencente aos seus planos de benefícios. Para fins do disposto nesse artigo, os fundos de investimentos exclusivos da EFPC devem ser especificados com tipo de ativo, segmento de aplicação, bem como a quantidade e valor.

Nota: Vale ressaltar que, em virtude da harmonização dos planos publicada pela PREVIC em 04/11/2022, a partir de novembro de 2022 o Demonstrativo de Investimentos será apresentado conforme os planos vigentes: PAP, PAP II e PAN

Visualizar anteriores

Dezembro de 2024

Novembro de 2024

Outubro de 2024

Setembro de 2024

Agosto de 2024

Julho de 2024

Demonstrativo contábil

Em atendimento à Instrução Normativa nº 32 da PREVIC, de 04 de dezembro de 2019, a FUNEPP passa a disponibilizar em ambiente aberto os Demonstrativos Contábeis pertencentes aos seus planos de benefícios.

Obs: Os Demonstrativos contábeis anteriores a 2020 podem ser consultados no Relatório Anual respectivo de cada ano.